A Nossa História

Irreverente, criativa e ousada, Asuen Suetam é uma empresária angolana que chegou a Portugal e veio para ficar. ASUEN SUETAM é pseudónimo da empresária e designer Neusa Mateus, nascida em Luanda, a 17 de Junho 1988, mãe de uma menina de 10 anos de nome Yasmin Mayer, licenciada em Gestão de Recursos Humanos, empreendedora e filantropa. Em 2013, após passar pelo período de divórcio e ter abandonado o seu emprego numa empresa petrolífera na qual trabalhou durante 5 anos, Asuen Suetam decidiu entrar no mundo empresarial.

Tudo começou com a criação de uma das primeiras agências de recrutamento de profissionais domésticas em Luanda: NM- Prestação de Serviços, na qual se dedica até hoje, tendo franchisado esse negócio, contando com um escritório em Maputo – Moçambique. Em Setembro de 2016 a empresária abre a primeira Mini padaria artesanal delivery de Luanda: OS PÃES DA ASUEN, com um conceito inovador e criativo.

Fundou a primeira marca angolana moda praia registada internacionalmente com o seu nome: ASUEN SUETAM, em Outubro de 2014. Inicialmente conhecida pela qualidade dos seus Bikinis, a marca expandiu-se para linhas de vestidos, t-shirts, saias, calças e malas. Na mesma altura, inaugurou a primeira loja física da marca em Talatona, Luanda, bem como o website da marca.

“No período após o meu divórcio, foi muito difícil para mim encontrar estratégias de não justificar ou dar satisfações às pessoas sobre a mudança do meu nome nas redes sociais. Antes, em todas as minhas redes sociais, eu estava com o sobrenome de casada e mudar da noite para o dia do sobrenome de casada para o de solteira, foi uma decisão de que tive que ponderar, mas estava decidida a fazer. Foi então que surgiu a ideia de inverter a leitura do meu nome e sobrenome de solteira de Neusa Mateus para Asuen Suetam. 

Quando decidi ser empresária nunca pensei na possibilidade de fazer carreira no mundo da moda. Apenas estava disposta a montar um negócio, abrir uma loja multimarcas e vender bikinis e acessórios de praia. No entanto, desde os meus 9 anos que desenho e, recordando essa altura, uma amiga sugeriu que desenhasse os meus próprios bikinis e fizesse toda a confeção no brasil. Assim, surge a minha marca de moda praia – ASUEN SUETAM.”, afirma a empresária e designer.

Com vista a entrar no mercado da moda, apresentou na primeira coleção da marca “Velhas Amigas” um mix de modelos mais requisitados no momento de outras marcas famosas já existentes no mercado. O lançamento da primeira coleção foi realizado num evento intimista durante a inauguração da sua loja. Em setembro de 2015, deu e conhecer a coleção “VICTORY” – a primeira coleção da marca desenhada e criada pela designer e trouxe consigo o conceito da Favela “Tavares Bastos” no Rio de Janeiro. Em Junho de 2016, a marca lançou a coleção “MINIE & ME” que foi apresentada no evento Angola Fashion Week 2016. Coleção desenhada pela designer com participação da sua filha Yasmin Mayer. Em Novembro de 2016, a marca abre a segunda loja em Luanda, no bairro Kinaxixi. E, em Fevereiro de 2017, brindou-nos com a coleção “LUXURY”.

Além disso, e com o objetivo de utilizar parte dos lucros para ações de solidariedade, criou a ASUEN SUETAM FOUNDATION. Uma fundação que tem como objetivo instruir as mulheres das zonas rurais para alcançar crianças, por meio da educação.

No período de Setembro de 2017 a Outubro de 2018, ausentou-se do seu mercado de trabalho, encerrando assim as atividades na loja do kinaxini, da padaria artesanal delivery e da agência de empregos domésticos em Luanda. Período em que atravessou por uma reestruturação interna a nível pessoal e espiritual, dedicando-se a escrever o seu primeiro livro que será lançado este ano. Nesta mesma altura, a designer emigrou para Lisboa, a fim de frequentar uma formação de especialização em Programação Neuro-Linguística e de internacionalizar a marca, inserindo-a no mercado português.

Em Novembro de 2018 as portas da loja em Talatona voltam-se a abrir e a designer apresenta a coleção “FÊNIX”.

Atualmente, Asuen Suetam prepara o lançamento da nova linha de moda para o verão Europa 2019, em Lisboa. “WHO I AM “ é a primeira coleção de roupas da marca e foi totalmente desenhada pela designer brasileira Bárbara Souza. Roupas para o dia e para noite será a nova aposta da marca, que sofrerá um rebranding, mudando completamente o seu conceito, segmento, identidade, e que será apresentada no evento do 5º aniversário da marca.

Além disso, acontecerá também o lançamento do seu primeiro livro: MAIS ALEGRIA, MENOS CULPA, no dia 6 de julho em Luanda. Neste livro é relatado na primeira pessoa a fase de transição e transformação que a empresária atravessou a nível pessoal, espiritual e profissional, bem como todo o período da criação da marca.

 

 

 

Texto por Rita Mesquita

Select your currency
EUR Euro